terça-feira, 3 de junho de 2008

Moradas


Uma coisa admirável em Blumenau são as casas. No sentido mais literal do adjetivo admirável. Há uma quantidade razoável de prédios de apartamentos, mas a maior parte das pessoas vive mesmo é em casas. Acostumada a conviver com os muros altos da Paulicéia, é incrível ver muros baixos ou grades vazadas que permitem que a gente consiga enxergar jardins, varandas, esquadrias, cortinas.
As pessoas se preocupam em manter os jardins bem arrumados e os canteiros floridos, a grama sempre aparada e em deixar as varandas em ordem. Na Páscoa uma profusão de coelhos e enfeites alusivos à data – mais um traço da herança européia – inunda os bairros numa manifestação coletiva e espontânea. Não deu outra. Em meus primeiros meses na cidade, eu enchi minha casa de coelhos e agora sou super cuidadosa com o jardim, o que não fazia muito parte da minha pauta, apesar de eu gostar de plantas.
Eu adoro andar pelas ruas de Blumenau. Fiz e ainda faço isso bastante porque o meu filho de dois anos tem o anti-ecológico hábito de só dormir com um passeiozinho de carro. Então, contribuindo maciçamente para o efeito-estufa já conheci quase que a cidade inteira, porque me enfio em qualquer rua que me pareça interessante. E quase todas são bonitas e bem cuidadas, independente se o bairro é de maior ou menor poder aquisitivo.
Além de terem moradas descortinadas para a rua, os blumenauenses também olham de dentro para fora. Eles têm o saudável hábito de se sentar nas varandas para... Fazer nada! Não é incrível? As varandas existem e são utilizadas de fato, ao contrário daquelas dos apartamentos das grandes cidades (quando elas existem). As pessoas se sentam nas tardes dos fins de semana e ficam olhando a rua, conversando, vendo os carros e as pessoas passarem. E mais nada. Neste século de doidos em que o tempo tem um sentido meramente utilitário e não se cogita desperdiçá-lo, aqui felizmente há gente que se permite a isso.

Um comentário:

Rose disse...

Nil querida, fiquei emocionada em ler seus textos. Me encheu os olhos pensar em sentar na varanda e ver o tempo passar (como se diz em Minas). Que bom que vc está feliz e aproveitando o melhor dessa terra. Adorei a idéia do blog...assim dá pra gente matar um pouco a saudade. Bj enorme