segunda-feira, 2 de junho de 2008

Mercado do luxo


Dia 31 de maio foi um dia importante para o comércio de São Paulo. Abriram-se as portas do Shopping Cidade Jardim. Ultramegaimportante centro de compras, com marcas de altíssimo luxo inéditas no Brasil, academia de ginástica, restaurantes finíssimos... Coisa de louco. Daqueles loucos que moram em São Paulo e porque gastam R$ 20 mil numa tarde de compras pensam que estão vivendo.
Na hora em que a Daslu do Shopping paulistano vivia suas primeiras horas de glamour no novo endereço, eu participava entusiasticamente de outra inauguração de ponto comercial, aqui em Blumenau. Misturei-me a uma massa democrática em que cabia desde os moradores dos bairros mais afastados até pais com filhos em colégios caros da cidade, coisa impensável no novo centro de compras paulistano. É esta característica provinciana – no melhor sentido da palavra – de todos terem seu lugar em volta do coreto da praça, que me encanta em Blumenau, e de que eu sentia falta na megalópole.
Mas vamos à nova loja. A cidade tem um “castelinho” copiando as construções germânicas que aparece em quase todo o seu material turístico. O local estava detonado, largado, e foi comprado por uma rede de departamentos aqui de Santa Catarina, chamada Havan. Se na sede, em Brusque, a Havan tem um prédio medonho, com uma réplica da Estátua da Liberdade na entrada, em Blumenau o trabalho feito pela rede foi exemplar.
O castelinho foi totalmente recuperado, deixando a maior parte das características originais intactas. Uma das inovações foi um café cujas mesas ficam sobre a Avenida Beira Rio. Dali se descortina um dos quadros mais lindos que eu já vi na vida, que é o rio Itajaí Açu e suas margens arborizadas.
Ali no terraço lembrei que lá embaixo, na loja, não tinha nenhum exemplar das gravatas Hermès ou das bolsas Furla para comprar, e isso a gente pode encontrar no luxuosíssimo Shopping Cidade Jardim. Mas lembrei também que o rio que margeia – e perfuma – o Shopping é o moribundo Pinheiros. Sob o sol bem amarelo do outono, vendo o Itajaí Açu, tomando um café e comendo uma cuca de coco eu dei, pela milésima vez desde que cheguei, graças a Deus por estar aqui. E reafirmei minha certeza de que luxo é outra coisa.

2 comentários:

Agis disse...

Ai que bom que vc está amando!!!! Fico super feliz por isso e espero q sua vida seja sempre sempre sempre assim: amando sempre os lugares onde a vida te levar!!!! beijos enormes e felizes!
Agis

Unknown disse...

bom...pelo menos aí tem shopping! Não precisa ir no comércio em Caraguá!!! Nem sei o que é bolsas Furla! Nem mais como é estar em São Paulo pra dar uma voltinha despreocupada nas lojinhas fúteis de São paulo!