segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A vida em ondas

Este espaço tão querido, que me ajudou a não perder a capacidade de unir idéias enquanto eu era uma desempregada meio infeliz, foi abandonado em agosto de 2008, justamente quando eu entrei na equipe da Furb TV. Agora eu retomo. Pelo simples motivo de que não estou mais lá.
E meu primeiro post desta nova fase é para registrar este quase ano e meio na redação “dos sonhos”.
Fui começando porque achei que seria importante para o meu currículo um trabalho em TV, que eu não tinha. E sem dúvida saio com meu portfolio enriquecido, já que as tarefas não se restringiram à produção, para a qual fui contratada. E o que eu encontrei? Aprendizado, respeito e uma incrível troca de informações profissionais. Eu era uma pessoa, hoje sou outra, muito, muito melhor. Levo amizades que sei que vão durar pro resto da vida, mesmo que eu perca o contato com os queridos de lá.
Mas por que o sonho acabou?
Simples, porque 1 + 1 tem que ser igual a dois e não menos que isso. Esta lógica que funciona perfeitamente nos orçamentos – motivo da implosão da Furb TV – é alienígena numa redação formada prioritariamente por piscianos (onde isso poderia dar certo? Mas esse é mais um motivo pelo qual era tudo tão bom e tão divertido...).
Quem embarca na viagem das razões existenciais de uma pauta e nas filigranas das declarações de um entrevistado, sempre pensando na missão primordial de uma TV educativa, não costuma se ater ao fato inoportunamente real de que tudo custa dinheiro e de que vivemos numa cidade em que ninguém quer dar apoio cultural a uma TV educativa, e sim investir em publicidade nas redes comerciais. Mais uma lição para a vida de todos.
A lamentar, o desperdício dos profissionais demitidos, moldados para fazer jornalismo de bom gosto e a preocupação de saber que fim terá o acervo da TV, tão importante para a história de Blumenau. Espero que tudo se resolva.
Aos colegas já falei meu obrigada. E repito mil vezes.

PS1: Como quase tudo na minha vida, a conjuntura colabora para os rumos pessoais. Por causa de mudanças na empresa do Ricardo, devemos arrumar as malas de volta a SP até o fim do ano. Tenho mil anotações sobre Blumenau que ficaram espalhadas por aí. Agora que voltei a ser dona de casa, mas não desesperada, vou registrar aqui, logo, logo.

PS2: Escrevo de São Sebastião, na varanda da casa da minha infância, um casulo de perfeição alheio ao resto do mundo. Como diria Adélia Prado: "Que mundo ordenado e bom!"

3 comentários:

Ministério Concerto disse...

Nilma, concordo e assino em baixo com tudo o que você colocou no texto. E o que me deixa mais triste, não é só o fato de um veiculo de comunicação tão idependente estar morrendo, mais sim, o fato de deixar as pessoas que faziam parte deste veiculo. Pois além de companheiros de redação, acima de tudo somos amigos, ou porque não falar que eramos uma grande familia, de malucos claro, que juntos riam, choravam e davamos show de criatividade e imaginação, além das imitações, que renderam até um desfile de natal...
O tempo passa, mais os momentos vão ficar eternizados em nossa memória! Um grande abraço pra você querida amiga.

Anderson

Nilma Raquel disse...

Anderson, aprendi muito com vc. O que é a vida sem as pessoas que a gente leva? Bjs!

Xú, Luiza e Sky - Litoral Norte de SP disse...

Que bom te ver de volta nestas paragens. Seja muito bem vinda!
Tomara que a Furb TV faça muita falta na matemática de vidas das pessoas. Blumenau perdeu a TV, alguns dos profissionais que como você talvez tenham que sair da cidade e tomara que não percam também o acervo da mesma. Nesta bela cidade deve haver pessoas de sensibilidade que vão além do 1 +1, não?
Bom, a você só posso desejar felicidades!
Um grande beijo, com carinho,
Xú.